26 de set. de 2011

Por que existem os coringas?

Como gosto muito de jogos de cartas, sempre me perguntei o porque  dos curingas, e lá no HowStuffWorks eu achei um texto exatamente sobre isso.


"Os curingas são cartas que se destacam das demais em um baralho. No entanto, nem todos os baralhos possuem curingas e, quando possuem, você pode perder os curingas que isso não será problema. Então, por que incluí-los? Já que eles são o tema da discussão, de onde essas cartas surgem, por que há 52 cartas, quatro naipes e 13 cartas de cada naipe em um baralho?
De acordo com o site Britannica.com (site em inglês), o baralho de 52 cartas que utilizamos atualmente é uma modificação de parte do baralho de tarô padrão (site em inglês), composto por Arcano maior e Arcano menor, menos as cartas de cavaleiros. Provavelmente por volta do século XV, o baralho começou a mudar para aquele que conhecemos hoje.
No entanto, o curinga só apareceu no ano de 1860. Nessa época, o jogo de euchre era extremamente popular, ele foi posteriormente substituído pelo bridge. No euchre, de acordo com as regras britânicas (site em inglês), há uma carta conhecida como o Imperial Bower ou Best Bower, que vence todas as outras. Os baralhos começaram a incluir uma carta especial de Imperial Bower, e posteriormente foi transformada para a carta curinga conhecida atualmente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para elogiar, criticar e dar sugestões, mas respeite os leitores e escritores desse blog.